Silêncio Festival

A CTL – Cultural Trend Lisbon está a preparar o regresso do Festival Silêncio, entre os dias 2 e 5 de Julho de 2015, no Cais do Sodré. O Festival Silêncio pretende assumir-se como a grande manifestação da palavra, um evento popular que posiciona Lisboa como a Capital da Palavra! 

O conceito programático do Festival Silêncio tem como premissa o diálogo entre diferentes expressões e saberes artísticos e como eixo temático as possibilidades da palavra, enquanto unidade e logos criativo. Através de um formato multidisciplinar e de experimentação artística, a programação do festival inclui diversas expressões e saberes: música, cinema, workshops, literatura, performances, debates, teatro, artes visuais. No todo e em diferentes palcos, formais e informais, o Cais do Sodré será o porto de chegada e de partida de uma reflexão crítica sobre o poder criativo da palavra dita, escrita, cantada ou silenciada.

Um dos percursos do festival será o percurso Fernando Pessoa, que inicia na casa Fernando Pessoa e termina no Cais Sodré, este percurso pretende ser o ponto de partida para uma reflexão de dois dias sobre a nova poesia, entendida aqui na sua forma plural como as novas poesias, ou as novas poéticas contemporâneas. Esta pluralidade representa mudanças significativas na nossa cultura literária que dificilmente seriam possíveis, ou sequer imaginadas, há quinze anos atrás. 

Ao longo da Calçada da Estrela, o caminho é guiado por uma instalação poética – “Pela Poesia Fora” –, criada nas montras da calçada, por artistas que ilustram poemas cedidos pelos “Novos Poetas”. Esta instalação será executada, in loco, durante o dia, nas montras dos espaços comerciais Casa dos Ovos Moles em Lisboa; Galopim Livros; Sucréer e a Livraria Palavra de Viajante já na Rua de São Bento, entre outras. 

Advertisements